APROVEITE A PÁSCOA E APRENDA SOBRE ESTE SINAL RADIOLÓGICO DO COELHO!
Data de Publicação: 20/04/2014

Nosso portal destina-se a estudar as imagens radiológicas em Pneumologia, mas, nesta data em que se comemora a Páscoa, não poderíamos deixar passar em branco este interessante sinal radiológico em neurologia que lembra um coelho.
Hiperdensidades múltiplas são vistas em todo o cérebro supratentorial, confluentes em torno dos ventrículos laterais. Inúmeros focos puntiformes de hemorragia anterior, tanto no cérebro supra e infratentorial, mais pronunciados nos gânglios da base e ponte.
A atrofia do tronco cerebral e dos hemisférios cerebelares são mais pronunciadas do que aquela que afeta o cérebro supratentorial, configurando o chamado sinal "hot cross bun", que lembra a forma de um coelho. Essas características indicam muito provavelmente a presença de uma doença degenerativa chamada Atrofia de Múltiplos Sistemas" (Multiple-System Atrophy).
Esta degeneração leva a problemas com o movimento, equilíbrio e outras funções autonômicas do corpo, tais como o controle da bexiga ou a regulação da pressão arterial. A causa da MSA é desconhecida e sem fatores de risco específicos. Cerca de 55% dos casos ocorrem em homens, com idade típica de início no final dos 50 anos ao início dos 60 anos. MSA apresenta-se muitas vezes com alguns dos mesmos sintomas da doença de Parkinson. Contudo, os doentes mostram geralmente MSA mínima quando possuem alguma resposta à dopamina utilizada para Parkinson.
Uma Feliz Páscoa a todos os nossos amigos!