PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

DIRETRIZES SOBRE BRONCOESPASMO INDUZIDO PELO EXERCÍCIO

Data de Publicação: 07/05/2013

DIRETRIZES SOBRE BRONCOESPASMO INDUZIDO PELO EXERCÍCIOEmbora a prevalência do broncoespasmo induzido pelo exercício (BIE) em pacientes com asma ainda seja desconhecida, estima-se que ela pode chegar a 20% naqueles indivíduos sem asma diagnosticada. Para os atletas olímpicos e de elite, as estimativas de prevalência são ainda maiores, entre 30% e 70%.

O ar frio, ar seco, o ozônio e partículas no ar são conhecidos gatilhos ambientais do BEI, o que pode ajudar a explicar o aumento da prevalência de BIE entre patinadores de gelo competitivos, esquiadores, nadadores e corredores de distância.

Existem tratamentos eficazes e medidas preventivas, tanto farmacológicas como não-farmacológicas e as melhores recomendações e evidências foram sintetizadas em uma Diretriz pela American Thoracic Society esta semana.

A hierarquização das recomendações para a abordagem do BIE (The Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation) pode ser resumida abaixo:
• alterações na função pulmonar induzidas pelo exercício, e não os sintomas, permitem o diagnóstico do BIE. Medição seriada do VEF1 depois de um exercício específico ou provocação pela hiperpneia é preferível à medição da taxa de pico de fluxo expiratório. A queda VEF1 de pelo menos 10% define BEI.

• As diretrizes recomendam fortemente que todos os pacientes com BIE devem usar beta2-agonista de curta ação cerca de 15 minutos antes do exercício.

• Para aqueles que ainda têm sintomas ou que usam beta2-agonista de curta ação diariamente ou mais freqüentemente, as diretrizes recomendam fortemente associar um corticosteróide inalado diariamente, um antagonista de receptor de leucotrieno diariamente ou um agente estabilizador de mastócito antes do exercício.

•As diretrizes observam que os beta-agonistas e alguns outros medicamentos utilizados para tratar o BIE podem melhorar o desempenho atlético e, portanto, podem ser proibidos ou restritos em competições esportivas. Os médicos, portanto, devem adequar o tratamento com as diretrizes dos órgãos sociais destes esportes.

• Pode demorar entre 2 a 4 semanas após o início do corticosteróide inalado diário para haver a melhora máxima. As diretrizes recomendam fortemente contra a administração de corticosteróides inalados somente antes do exercício.

• Devido ao potencial de efeitos adversos graves, as diretrizes recomendam fortemente contra o uso diário de uma inalação longa ação beta-agonistas como terapia única.

• Todos os pacientes com o BIE devem fazer intervalos ou combinação de exercícios de aquecimento antes do exercício planejado.

(Am J Respir Crit Care Med. 2013;187:1016-1027)

Para ver imagens sobre complicações da asma no PneumoImagem, clique aqui.

Compartilhe: