PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

MICROBIOMA DAS VIAS AÉREAS EM ASMÁTICOS É DIFERENTE.

Data de Publicação: 21/02/2017

MICROBIOMA DAS VIAS AÉREAS EM ASMÁTICOS É DIFERENTE.Os estudos que comparam a inflamação das vias aéreas e o microbioma das vias aéreas são escassos, especialmente em indivíduos que não recebem tratamento anti-inflamatório. Os pacientes asmáticos têm maior diversidade de microbiomas e uma composição alterada, com mais Proteobactérias e menos Bacteroidetes comparados com indivíduos controles saudáveis.

Foi coletado fluido de lavado broncoalveolar de 23 doentes não fumantes sem esteróides com asma e 10 indivíduos saudáveis ​​de controle. Após a análise de sequenciamento de DNA observou-se que nos pacientes asmáticos, a composição microbiana das vias aéreas foi associada à eosinofilia das vias aéreas, mas não à neutrofilia das vias aéreas.

Os pacientes asmáticos com os níveis mais baixos de eosinófilos tiveram um perfil alterado de abundância bacteriana, com mais espécies de Neisseria, Bacteroides e Rothia e menos espécies de Sphingomonas, Halomonas e Aeribacillus em comparação com pacientes asmáticos com mais eosinófilos e indivíduos controle saudáveis.

Os autores concluem que o nível de inflamação das vias aéreas eosinofílicas correlaciona-se com variações no microbioma entre pacientes asmáticos, enquanto a inflamação neutrofílica das vias aéreas não. Isto justifica investigações adicionais sobre as vias moleculares envolvidas tanto em doentes com eosinófilos como naqueles com asma não eosinofílica.

Para ler mais sobre o microbioma pulmonar no PneumoImagem, clique aqui.

FONTE: Sverrild, Asger et al. Journal of Allergy and Clinical immunology, 2017. Publicado online.

Compartilhe: