PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

NEM TUDO É O QUE PARECE: CUIDADO COM METANÁLISES COM RESULTADO POSITIVO!

Data de Publicação: 11/03/2018

NEM TUDO É O QUE PARECE: CUIDADO COM METANÁLISES COM RESULTADO POSITIVO!O viés de resultados positivos em revisões sistemáticas pode ocorrer porque uma quantidade considerável de evidências de pesquisas com resultados negativos ou nulos não são publicadas. Isso leva a afirmações errôneas e à superestimação dos resultados das revisões sistemáticas. A não publicação dos resultados também pode levar ao desperdício em pesquisa, pois outros pesquisadores podem desnecessariamente repetir os estudos porque os resultados anteriores não foram publicados.

ESTUDOS QUE COMPROVAM ISSO
Uma revisão de 300 revisões sistemáticas concluiu que ensaios com resultados positivos são duas vezes mais prováveis de serem publicados e publicados mais rapidamente em comparação com ensaios com resultados negativos (Song et al.) Essa revisão também descobriu que havia evidências convincentes de que esse viés de resultados existe e tem um impacto no resumo combinado em revisões sistemáticas.

Também é possível que a indústria tenha maior probabilidade de conceber estudos com alta probabilidade de um resultado positivo, por exemplo, selecionando uma população de comparação que provavelmente produza resultados que favoreçam o produto (Djulbegovic B et al. 2000).

Uma revisão Cochrane concluiu que os ensaios com resultados positivos foram mais prováveis de serem publicados do que aqueles com resultados negativos ou nulos: risco relativo 1,78 (IC 95% 1,58 a 1,95). A revisão também demonstrou que os ensaios com achados negativos, quando publicados, foram mais lentos para serem publicados: 6 a 8 anos após a conclusão em comparação com 4 a 5 anos para ensaios com resultados positivos (Hopewell et al., 2009).

O New England Journal of Medicine examinou a taxa de publicação de testes relacionados aos antidepressivos. A quase totalidade (36 de 37 - 97%) foram publicações com resultados positivos, em comparação com 3 dos 22 (14%) testes de antidepressivos com resultados negativos (Turner et al., 2008) .

PREVENÇÃO
O registro de ensaios clínicos antes do início dos mesmos é uma maneira de reduzir o viés de publicação. As avaliações sistemáticas devem tentar encontrar e incluir todos os estudos relevantes que são difíceis de encontrar e devem relatar métodos estatísticos para lidar com a presença de resultados não publicados. A consciência do viés de publicação entre as comunidades de pesquisa e publicação deve ajudar a reduzir a questão dos resultados negativos rejeitados pelas revistas.

FONTE: Catalogue of Bias Collaboration, Plüddemann A, Banerjee A, O’Sullivan J. Positive results bias.In: Catalogue Of Biases 2017. Clique aqui para ler esse artigo na íntegra.

(MG)

Compartilhe: