QUAL A MELHOR COMBINAÇÃO DE BRONCODILATADORES EM DPOC? VEJA ESSA METANÁLISE
Data de Publicação: 14/05/2016

Segundo a atualização de 2016 da GOLD, a combinação de broncodilatadores com diferentes mecanismos de ação pode melhorar a eficácia e reduzir o risco de efeitos secundários em comparação com o aumento da dose de um agente único na DPOC.
A ampla disponibilidade de drogas broncodilatadoras de longa ação do tipo antagonistas muscarínicos (LAMA) e betagonistas (LABA), na ausência de estudos comparativos cabeça-a-cabeça torna difícil a escolha de qual combinação deve ser usada.
Metanálise publicada tenta resolver essa questão. Os autores incorporaram os dados de estudos com duração de pelo menos 3 meses para avaliar a eficácia das combinações fixas de LAMA/LABA para o tratamento da DPOC. O objetivo foi avaliar a influência das combinações na função pulmonar (FEV1 pré-dose), na dispneia (índice de transicional de dispnéia), na qualidade de vida (Questionário Respiratório de St. George) e na segurança cardíaca em comparação às drogas isoladamente.
Foram incluídos 23.168 pacientes com DPOC (combinações, n = 10.328; monocomponentes, n = 12.840) e os resultados mostraram que todas as combinações LAMA/LABA foram sempre mais eficazes do que o LAMA ou o LABA utilizado isoladamente em termos de melhoria da função pulmonar, da dispneia e na qualidade de vida. Não aumentou o risco cardiovascular das combinações quando comparadas com os monocomponentes.
Como conclusões, a revisão demonstrou que todas as combinações LAMA/LABA foram sempre mais eficazes do que o LAMA ou LABA isolado para a melhora da função pulmonar, dispnéia e qualidade de vida, sem aumento do risco cardiovascular em DPOC. No entanto, apenas comparações diretas de uma droga contra a outra poderá documentar se uma combinação específica LAMA/LABA é melhor que a outra. Entretanto, é bom considerar que a dupla broncodilatação é melhor do que um LAMA ou LABA sozinho, independentemente dos medicamentos utilizados.
Para ler as novidades da revisão de 2016 da diretriz da GOLD (Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease) para o diagnóstico, manejo e prevenção da DPOC e fazer o download, clique aqui.
FONTE: Luigino Calzetta; Paola Rogliani; Maria Gabriella Matera; Mario Cazzola. A Systematic Review With Meta-Analysis of Dual Bronchodilation With LAMA/LABA for the Treatment of Stable COPD. Chest. 2016;149(5):1181-1196.