PESQUISA DE IMAGENS

 

Central de Downloads

Encontre em nossa área de downloads vários arquivos e PDF, PPT, WORD, entre outros. Todos os arquivos com relevância para sua pesquisa.

Sessão Retrô

Artigos que contam a história da pneumologia.

TRAQUEOSTOMIA PRECOCE PODE SER BENÉFICA EM CRIANÇAS E ADULTOS INTERNADOS EM UTI

Data de Publicação: 14/01/2014

TRAQUEOSTOMIA PRECOCE PODE SER BENÉFICA EM CRIANÇAS E ADULTOS INTERNADOS EM UTIEm discussão realizada ontem na reunião anual da Society of Critical Care Medicine (SCCM), que está sendo realizada nos EUA, dois estudos sobre indicação de traqueostomia em pacientes internados em unidades de terapia intensiva - adultos e crianças – foram avaliados.

Segundo Adrian Holloway, médico assistente em cuidados intensivos pediátricos do Children's Hospital of the King's Daughters, Norfolk, Va., e autor de um estudo retrospectivo, crianças em UTI pediátricas submetidas à traqueostomia precoce apresentaram menor permanência hospitalar em relação às crianças cuja traqueostomia foi adiada (32 dias de internação vs 62 dias -P <0,001).

Holloway e cols. identificaram 24 crianças que realizaram traqueostomias em menos de 14 dias de internação e compararam com 49 crianças que não sofreram o procedimento em pelo menos duas semanas de ventilação mecânica. A idade média das crianças com a traqueostomia precoce foi de 17 meses, em comparação com 24 meses para o grupo da traqueostomia tardia, diferença não estatisticamente significativa. Houve significância limítrofe no tempo de internação em unidade de terapia intensiva (15 dias para a traqueostomia precoce contra 19 dias para que a traqueostomia tardia - P=0,05). Houve um óbito em cada grupo.

Em relação aos adultos, um estudo prospectivo de Vinciya Pandian, diretor do programa de vias aéreas da Johns Hopkins Medical Institutions, demonstrou que a qualidade de vida foi significativamente maior nos pacientes de UTI que receberam traqueostomia do que naqueles que não a fizeram. A qualidade de vida também foi maior naqueles que receberam uma indicação precoce versus traqueostomia tardia.

Foram incluídos neste estudo 115 pacientes, sendo que 55 permaneceram com um tubo endotraqueal através do curso de sua internação e 60 foram submetidos a uma traqueostomia. Também foram comparados os 21 pacientes que receberam a traqueostomia no prazo de 10 dias de internação com aqueles que receberam a traqueostomia em um momento posterior. Os pacientes que receberam uma traqueostomia marcaram 30 pontos a mais em um questionário de qualidade de vida desenvolvido para o estudo do que os que permaneceram intubados (P <0,01). Aqueles que receberam a traqueostomia no início de sua internação marcaram 19 pontos a mais do que aqueles que receberam a traqueostomia mais tarde (P <0,01).

Veja imagens de pneumonia no PneumoImagem, clicando aqui.

FONTES: Society of Critical Care Medicine
• Pandian V, et al "Quality of life in mechanically ventilated intensive care unit patients" SCCM 2014; Abstract 350.
• Holloway A, et al "Delayed tracheostomy increases post-operative morbidity in pediatric intensive care unit patients" SCCM 2014; Abstract 351.

Compartilhe: