DESTAQUES DO ERS 2014: ATUALIZAÇÃO NO TESTE DA CAMINHADA DE 6 MINUTOS
Data de Publicação: 15/09/2014

Desde 2002, quando foi lançado o documento com as orientações para a realização do Teste de Caminhada de 6 minutos (TC6M), houve significante avanço na condução e interpretação deste teste, o que trouxe a necessidade de nova padronização para que as novas evidências sejam refletidas, segundo a profª Anne Holand, da Austrália.
O TC6M traz informações sobre a distância caminhada, a resposta cardíaca ao exercício, a dessaturação ao esforço e a necessidade de suplementação de oxigênio ao exercício. O teste também fornece o pico do VO2 (consumo de oxigênio) semelhante ao teste cardiopulmonar do exercício, mas não há evidências que o TC6M possa ajudar no diagnóstico das doenças.
A conclusão de metanálise realizada foi a de que o limiar médio ponderado de distância relacionado com o aumento da mortalidade em DPOC é de 317 metros. As evidências atuais sugerem que variação significativa no TC6M após intervenções (reabilitação, drogas, cirurgia) para doenças crônicas é de 30 metros, mas esse intervalo confiável pode ser entre 25 e 33 metros. Os resultados podem variar devido a uma série de circunstâncias.
Recomenda-se a monitorização contínua da SatO2 durante os testes de campo pois, a menor satO2 documentada é um importante marcador e pode não refletir a satO2 ao final do exame.
Há vários fatores que afetam o TC6M, tais como o grau de comando ao paciente, a suplementação de oxigênio, a pista ser contínua ou não, a repetição do exame, o local do exame (casa ou hospital), utilização de esteira ou não. O único fator que não mostra interferência no resultado do TC6M é o fato do exame ser realizado em ambiente externo ou não. Essas informações registram que é preciso criar uma padronização para a realização do TC6M.
Outros testes de campo vêm sendo desenvolvidos e ganhando espaço para avaliação da DPOC como o teste de resistência de caminhada (Endurance Shuttle Walk Test) e o Teste Incremental de Caminhada (Incremental Shuttle Walk Test). As indicações e contra-indicações absolutas e relativas para a realização dos testes de campo são as mesmas para o Teste Cardiopulmonar de Exercício (ergoespirometria).
Veja imagens de DPOC no PneumoImagem, clique aqui.